terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vitórias e derrotas


A vida tem um fluxo próprio. Não somos feitos apenas para a vitória, para termos tudo. Não. Perder é também um meio para o crescimento, é sempre uma opção no campo das possibilidades. Vezes bastas, as derrotas e perdas nos fortalecem para o dia seguinte, para a conquista (seja de que ordem for) que, por certo, virá. É assim: se estamos prontos para vencer, devemos estar prontos também para o insucesso e as perdas.

Certo, mas não devemos nunca, por receio das perdas, abdicar das possibilidades da vida. Ou seja, não devemos nos preparar de antemão para as derrotas por medo de tentar vencer. Não devemos ficar parados por acharmos que o caminho é difícil e que, por melhor e mais importante que seja aonde ele nos leva, não conseguiremos percorrê-lo por nos falacer forças. Sem nem tentar, sem poder dizer: "fiz o que pude!".

O medo impede que possamos dar os passos que faltam. Por achar que não se vai conseguir ou mesmo sofrer no processo de construção do sucesso, o medo faz pensar que o melhor é nem tentar. Se é para se perder, que se perca de imediato e já.

Aí vem um Oswaldo Montenegro e grita: "Eu quero ser feliz agora!" (http://youtu.be/38PTGnf85SI). Não há por que ter ou alimentar o medo. É ser feliz, sem medo de que a felicidade se vá, porque não há uma felicidade perene nesta vida. Há estados de felicidade, momentos curtos ou longos, mas momentos que podem nos fazer plenos, inteiros, maiores.

Mas se fugimos da vida, se corremos de nós mesmos e dos nossos sonhos, o que nos restará, então? A frustração de não ter sequer tentado. Então, vivamos e lutemos pela felicidade, pelas vitórias, pelas conquistas, mesmo sendo as perdas possibilidades. É do jogo, é da vida. Afinal, o mundo e a vida são AGORA. É o momento, o hoje, que permite a construção do amanhã. Sem o passo do HOJE resta uma só certeza no amanhã: a de que nada se fez. O dar um passo AGORA constrói as pontes para o AMANHÃ, para que se possa dizer: lutei. É o lutar quem diz de nós, dos sonhos e da construção diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário