domingo, 22 de janeiro de 2012

Perdas e ganhos

Aprendi que a vida é feita de perdas e ganhos. As perdas, por mais dolorosas que sejam, sempre nos acrescem também. Mesmo quando nos mutilam, quando fazem doer a alma, deixam em nós algo de acréscimo: um aprendizado, uma lembrança boa, uma saudade eterna, um amargor que ensina e nos faz mais fortes.


As perdas são perdas, mas não apenas isso. Se perdemos a visão, avultam os outros sentidos. É o olfato que fica mais saliente, a audição que capta o que se perdia nos ruídos, o tato que domestica e domina as coisas ao redor. Sim, nos adaptamos às perdas e passamos com elas a ter possibilidades.

Mas é preciso ohar adiante, deixar que o que se perdeu fique para trás, em seu tempo e em seu lugar, como caminho necessário no processo de crescimento pessoal. A oportunidade de emprego, a chance de melhorias, a mulher amada, o amigo fraterno... São às vezes perdas profundas, que trazem imensa dor. Terão elas lugar em nossas vidas, como paisagens que ficaram presas em nossas retinas e nos acompanham. Mas passam...

Mesmo quando há um amor como o de Florentino por Firmina, no livro "O Amor nos tempos do cólera", que ultrapassam 53 anos de espera dele por ela quase sem nenhum contato, as perdas sofridas se convertem em buscas constantes, irresistíveis, como forças catalisadoras para que os passos sejam dados.

Há, é certo, as perdas que levam à amargura, à perda de sentido, à amoralidade em busca do sucesso fácil ou da vingança menor, como no livro "O Oportunista", de Piers Paul Read, em que Hilary Fletcher, por se sentir esmagado pelo amor de uma jovem rica, resolve fazer da dor meio de destruição. Mas a vitória, o que parecia um ganho, se revelará para ele apenas a mais amarga das perdas: a perda de si mesmo.

O que fazemos com as nossas perdas dizem de nós. Que elas não sejam a última palavra, mas apenas um passo difícil no imenso caminho que nos levará à vitória e à felicidade. Aí, as perdas se convertem em elementos necessários dos ganhos, que apenas lhe adornam o valor e a grandeza. No jogo de perdas e ganhos, que elas, as perdas, sejam sempre a experiência que valorizam e ensinam o valor dos ganhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário