domingo, 10 de abril de 2011

F-1: Massa vai bem; a Ferrari, mal.

No Grande Prêmio da Malásia de F-1, Felipe Massa largou bem, superou novamente o seu companheiro de equipe, e vinha fazendo uma prova consistente, dentro das possibilidades da Ferrari nesse início de temporada, quando, mais uma vez!, a sua equipe erra nos boxes, na troca de pneus, e prejudica a corrida do brasileiro.

É certo que os carros da Ferrari estão bem abaixo dos carros da RedBull e dos da McLaren. Nas duas primeiras corridas do ano, tivemos um Sebastian Vettel soberbo, sem erros e manobras de afogadilho, juntando as qualidades do seu carro com o talento pessoal agora mais maduro e consistente. Lewis Hamilton continua sendo um excepcional piloto, com apetite, mostrando que é o principal desafiante do campeão alemão. Janson Button tem um estilo de pilotagem mais limpo, menos circense, mas muito eficiente, de modo que vai mordendo pelas beiradas e não pode ser desprezado.

Mas os da Ferrari sofrem com os mesmos dois problemas dos últimos anos: erros da equipe e carros menos competitivos que os rivais. O talento de Alonso faz diminuir, na pista, essa diferença, mas, no resultado final, aparece sempre a verdade: a Ferrari está concorrendo, neste instante, com Renault e Mercedes para ver qual é a terceira força da F-1 atual. Convenhamos: é muito pouco para uma equipe que pretende lutar pelo título.

Massa fez hoje a sua melhor corrida desde o acidente que o vitimou faz dois anos. Largou bem, foi consistente no início da corrida mantendo as posições obtidas e ultrapassando Petrov, até que foi prejudicado nas trocas de pneus, perdendo importantes segundos. Aí teve a sua corrida prejudicada, ficando sempre no pilotão intermediário. Ter terminado em sexto, um posição à frente de Alonso, se não dá para comemorar, serve ao menos de consolo, menos pelo que ganhou e mais pelo que o seu companheiro deixou de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário