terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Navegadores da internet: Chrome e Opera são os melhores

Para quem gosta de navegar na internet, dou uma sugestão: o melhor navegador, hoje, é o Google Chrome. Desde o seu lançamento venho usando, porém sempre como segunda opção, quando tenho pressa. A minha primeira opção era o Firefox, mais leve que o Internet Explorer, com várias extensões disponíveis, que ampliavam as possibilidades de uso. Acaso algum site rodasse bem apenas com o Explorer, o Firefox disponibiliza o IE-Tab, que permite rodar o Explorer dentro dele.

O Chrome nasceu com um defeito gravíssimo, ao menos para mim: não permitia acoplar a barra de ferramentas do próprio Google ou do Yahoo, com a lista de favoritos nas nuvens, que pode ser acessada de qualquer computador. Agora, com o Chrome 4.0, o usuário pode colar os favoritos do Google na barra de navegação, sincronizando todos os computadores. Salvando um favorito no Chrome, automaticamente salva no Google, estendendo-se a todos os computadores do usuário.

Desse modo, o defeito capital foi superado, com uma vantagem: o Chrome permite também extensões idênticas ao Firefox, criadas por diversos usuários, já que o seu código é aberto. Entre as extensões, o importante IE-Tab. Assim, conservou a sua melhor característica original, a leveza e rapidez, com as vantagens do Firefox.

Para completar, penso que hoje o segundo melhor navegador é o Opera. Rápido, bonito, permite que os favoritos sejam salvos nas nuvens pelo usuário, sincronizando com outros computadores, de modo que resolveu um dos seus pontos fracos, tal como o Chrome. Além disso, também permite o IE-Tab como extensão, possibilitando rodar sites que originariamente não rodaria bem.

O Chrome e o Opera são mais leves e ágeis que o Explorer (cada vez mais pesado e ultrapassado) e o Firefox, sendo hoje os melhores navegadores para a internet. O Firefox, em sua última versão, buscou melhorar a sua agilidade, mas ainda com poucos resultados positivos.

Ah, esse post está sendo escrito e postado no Opera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário