domingo, 27 de junho de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

Brasil e Portugal

A seleção fez o dever de casa, classificando-se em primeiro no seu grupo, o que lhe dá uma imensa vantagem em termos de tabela. De fato, o lado de lá da tabela é bem mais complicado: Argentina, Alemanha, Inglaterra e Espanha disputarão entre si um lugar na final. Ao Brasil compete superar um único adversário de relativa tradição na história recente, por ter disputado duas finais, a Holanda. Ademais, poderá se haver com o Uruguai na semifinal.

Como se vê, o verdadeiro jogo do Brasil para chegar a uma final será com a Holanda. Chile e, eventualmente, o Uruguai, são jogos que, embora complicados em uma Copa do Mundo, são de obrigatória vitória do Brasil. Assim, a verdade é que essa Copa, em termos de tabela, está à feição para o time de Dunga, semelhante àquela da Copa de 1994. Lá, como aqui, a Argentina se fazia, por méritos seus, uma das favoritas ao título. Foi abatida no meio do caminho pelo dopping de Maradona. Agora, é o mesmo Maradona que conduz a sua seleção para disputar uma vaga contra outras seleções fortes e tradicionais. Se der a lógica, a Argentina vai às quartas contra a Alemanha e, se passar, se encontra com a Espanha na semifinal.

Ontem à noite assisti novamente o segundo tempo do jogo do Brasil contra Portugal. Impressiona que a escalação do meio de campo da seleção tivesse uma improvável formação: Gilberto Silva, Daniel Alves, Josué e Ramires. Ao interesse de Dunga, fazia sentido: não perder de Portugal - que jogou recuado, mesmo no segundo-tempo, respeitando a camisa do adversário - era o objetivo, pelo que significava em termos de tabela. Ele, Dunga, renunciou há muito ao jogo bonito, preferindo o jogo efetivo e de resultados. Culpa da seleção obesa de 2006: talentosa e preguiçosa.

Vamos ver o que vai dar.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

No Twitter

Estou no Twitter. É uma forma de comunicação rápida, em espaço limitado (140 toques). É uma febre da comunicação moderna, fast food. Convido-os a me seguir nas tuitadas. O endereço é aqui:


Ah, o nome do endereço do Twitter vem do ano do nascimento. Não é por gosto. Bem, deixa pra lá.

Alagoas sob as águas

As imagens falam por si. O drama de famílias alagoanas, submetidas a uma impressionante catástrofe causada pelas chuvas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cala a boca, Galvão

Uma deliciosa brincadeira que ganhou o mundo: a campanha "Cala a boca, Galvão", que tomou conta do Twitter. Em um vídeo bem bolado, os anarquistas inventaram uma campanha para salvar o pássaro em extinção "Galvão". Pediam, então, que as pessoas colocassem no Twitter a expressão "Cala a boca, Galvão", porque a cada twuitada geraria uma determinada receita para a Fundação Galvão. Virou febre. Veja o vídeo:




A história ganhou o mundo. Reproduzo a matéria do El País, o mais importante jornal da Espanha. Uma graça, sem dúvida.


'¿Cala boca, Galvao?'

Un mensaje en Twitter con una broma de los usuarios brasileños está en los 'Trending Topics' desde hace días

MARINA GONÇALVES - Madrid - 15/06/2010

Vota
Resultado Sin interésPoco interesanteDe interésMuy interesanteImprescindible 725 votos
Imprimir Enviar

"Cala boca, Galvao" (Cállate la boca, Galvao) está en los Trending Topics (los temas más populares) mundiales de Twitter desde hace por lo menos tres días. Unos dicen que es el nuevo videoclip de Lady Gaga; otros que es una campaña para salvar a una especie rara de pájaros en Brasil. La verdad es que "Cala boca, Galvao" es una gran broma de los usuarios brasileños de Twitter -el país es el segundo del mundo en número de usuarios, detrás de los estadounidenses. Galvao Bueno es uno de los comentaristas deportivos más conocidos en el país del fútbol. Y "cala boca" significa cállate la boca.

      La noticia en otros webs

      El comentarista deportivo brasileño Galvao Bueno, que generó la petición en Twitter es el gran tema de la prensa brasileña antes del estreno de la canarinha, hoy, a las 20:30. Ayer por la noche, la TV Globo contestó de manera divertida la solicitación de los aficionados - que piden en la red social que Galvao deje de hablar tanto durante los partidos - y ha creado un videojuego con las frases más populares del locutor, que está en Sudáfrica. El juego se llama Fala, Galvao! (!Habla, Galvao!).

      La broma empezó en la ceremonia de apertura del Mundial, el viernes pasado, cuando Galvao Bueno, periodista de la TV Globo, no paraba de hablar durante la retransmisión. Los brasileños empezaron a tuitear la expresión. Y después de algunas horas la frase ya estaba en el pico de los Trendings Topics. Los usuarios que no sabían portugués, los estadounidenses principalmente, empezaron a preguntarse lo que significaba la expresión y los brasileños crearon varias versiones, todas ellas falsas.

      Una de las historias inventadas es la versión de que "Cala boca, Galvao" es el nuevo videoclip de la cantante Lady Gaga. Comenzó otra avalancha de tweets y noticias que querían saber dónde estaría la versión oficial del vídeo. Pues un brasileño creó una. En un día obtuvo más de 50.000 reproducciones. La versión más difundida, sin embargo, es que "Cala a boca, Galvao" hace referencia a una campaña del Galvao Institute, instituto creado para salvar los pájaros Galvao, casi extinguidos en Brasil. Según un vídeo en inglés colgado en Youtube, las aves son asesinadas en la época del carnaval y sus plumas son utilizadas en los disfraces. Por cada tweet, el instituto ganaría 10 céntimos de real (aproximadamente 4 céntimos de euro). Hasta ahora más de 180.000 personas vieron el vídeo.

      domingo, 13 de junho de 2010

      No mundo de Xuxa

      Final de semana em São Paulo. Ana Paula, Maria Eduarda e eu. Passamos o sábado praticamente no Mundo da Xuxa, um espaço maravilhoso para as crianças brincarem. Um Xuxa Só Para Baixinhos de verdade, em que as crianças brincam e convivem com a Xuxinha, o Txutxucão, a Bila Bilu, o Teddy e as Paquitas.

      A Maria Eduarda adorou. Mas nós também, os pais, nos divertimos. Viramos crianças também, mesmo com todo o cansaço.


      DSC01736

      DSC01686


      DSC01718

      DSC01726


      DSC01695

      Um dia gostoso, sem dúvida. Brincar e sorrir compensam os desgastes, os aborrecimentos, os compromissos todos. Um dia completo, pleno, porque o que poderia faltar se fez em tudo presente.

      Só faltou a Argentina perder para a Nigéria. Mas aí, também, já seria pedir muito.

      domingo, 6 de junho de 2010

      Música do Fim de Semana: Laura Pausini

      Uma ótima música de Laura Pausini, com a sua voz doce, a melodia suave e intensa, que faz com que a italiana tenha rasgado fronteiras e feito um imenso sucesso no Brasil.


      terça-feira, 1 de junho de 2010

      Djavan para djavaniar

      Ficou faltando músicas aqui. Como ando viajando demais, em palestras pelo Brasil, termino nem sempre pudendo vir aqui. Mas dá para deixar uma do Djavan, para quem gosta de boa música, da qualidade desse alagoano genial.