quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A violação criminosa do sigilo fiscal de tucanos

Impressionante o uso da Receita Federal para fazer dossiês contra tucanos. O editorial da Folha de São Paulo de hoje (aqui) é firme, demonstrando a perplexidade sobre aquilo que adequadamente denominou de delinquência estatal.

Esse método de ataque aos inimigos, usando o aparelhamento de órgãos importantes do Estado revela uma cultura stalinista perigosa, voltado para o uso privado de informações sigilosas sob a guarda do poder público. No caso de petistas, é mais que método: trata-se de verdadeira tara.

O mais grave é que a utilização da Receita Federal põe em cheque a credibilidade de um importante órgão do Estado, que não pertence a governos nem a partidos políticos. Essa confusão entre interesse público e interesse de falanges partidárias demonstra um perigoso pendor à delinquência, em absurdo desrespeito a garantias fundamentais inarredáveis.

Espera-se que o Ministério Público Federal aja com firmeza contra esse grave crime contra a democracia, porque, para agravar a situação, a violação do sigilo fiscal de pessoas próximas ao candidato José Serra apenas demonstra a sua escusa finalidade eleitoral, sempre em favor da candidata oficial.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um problema Universal

Importantes denominações religiosas evangélicas andam com sérios problemas legais nos EUA, como a Igreja Renascer em Cristo e, agora, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A igreja de Edir Macedo, cujo império no setor de comunicação impressiona (Rede Record de Televisão, RecordNews, portal R7 e, comenta-se, a implantação de uma rede de rádios de notícias, a exemplo da CBN e BandNews), está sendo investigada por envio ilegal de dólares aos EUA. Se entrou por lá ilegalmente, saiu daqui também ilegalmente (evasão de divisas).

A Folha de São Paulo revela que doleiros já aceitaram a delação premiada para falar sobre o envio de dólares da IURD para os EUA (aqui). Somada à investigação sobre a celebração de contratos de hipoteca sem a autorização dos fiéis, em que a IURD teria levando elevada soma em dinheiro nos EUA, essa passa a ser mais uma fonte de preocupações dos líderes da Universal, que já respondem a processo promovido pelo Ministério Público de São Paulo, instituição que coopera com o Ministério Público americano.

Dirão, é certo, que a Igreja do Senhor foi perseguida; não, porém, por evasão de divisas...